sexta-feira, novembro 06, 2009

Mentalidades ou cultura desportiva

Na jornada da Liga dos Campeões desta semana o jogo entre o Manchester United e o CSKA de Moscovo foi arbitrado pelo árbitro português Olegário Benquerença. Confesso que não consigo escrever este nome sem me rir... e ver uma arbitragem dele sem me rir também... no fundo é um comediante desde dia em que o pai foi registá-lo. Imagino-o na escola, Oh Olegário! Deixa de te esfregar no calendário!
Bem mas voltemos ao importante, na conferência de imprensa após o jogo, Alex Fergunson estava incrédulo por não ter sido assinalada uma grande penalidade cometida sobre o seu jogador Fletcher quando estava isolado frente ao guarda-redes.
Não vou discutir se era ou não falta, porque não vi o jogo, porque já estou tão habituado a erros deste árbitro que nem vale a pena confirmar e nem é o propósito desta crónica.
Na sequência do lance o jogador foi admoestado com um cartão amarelo por suposta simulação. O que me chamou a atenção foi o argumento do treinador escocês.
Dizia ele "como é possível que não tenha marcado penalty. E o cartão por simulação?! Algum jogador numa posição tão vantajosa vai simular algo em vez de tentar marcar golo?!"
Compreendo-o perfeitamente. Para um treinador habituado a um futebol onde a simulação é vista como um desrespeito pelo jogo e pelo público. Num país onde frequentemente vemos o público apupar jogadores adversários e até da sua equipa por terem simulado uma falta, é de facto incompreensível que alguém prefira uma falta a uma tentativa de marcar golo.
Daqui se depreende que Alex Fergunson nunca viu um jogo da Liga portuguesa. Deixa certamente essa tarefa entediante a um membro do seu staff, previamente medicado com anti-depressivos.
O único argumento em favor do Olegário (lá estou eu a rir outra vez) é que está tão habituado a que os jogadores em Portugal o tentem enganar sistematicamente e agiu por reflexo condicionado.
Habitualmente tendem a justificar esta conduta, atribuindo-a a uma questão de mentalidade. Na minha opinião é muito mais que isso, é Cultura Desportiva.

2 comentários:

Rui Lança disse...

Bom post,,,num blogue portuga, merece...hum, que esquisito!

Tiago Viana disse...

Obrigado mestre Rui
Abraço